5 de maio de 2011

Liberdade de consciência - editorial Jornal Ideias

Três de maio foi o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no próximo dia 13 é a comemoração da Abolição da Escravatura. Duas datas interessantes e importantes quando a discussão for liberdade e consciência.

A essência do significado de liberdade , de acordo com Dicionário Aurélio, é “a faculdade de cada um se decidir segundo a própria determinação; estado ou condição de homem livre”. Mas, dentro deste verbete também há a expressão liberdade condicional que é explicada como “liberdade, com algumas condições restritivas”.

Embora seja um discurso repetido por muitos, ressaltamos a importância de exercer cidadania para a efetiva liberdade. Liberdade que constrói a paz. Liberdade que une as classes sociais e transforma a sociedade. Liberdade que faz com que um jornal possa fazer sua história sem ligações políticas e linha editorial pré-determinada.

Esta liberdade é um processo. Um desafio. Uma conquista que inicia dentro de cada ser humano que tem em sua consciência a responsabilidade de olhar para o interesse coletivo. Liberdade que não julga por cor de pele, crença ou opção sexual, mas, que mostra o poder que há na diversidade e a força que carrega a união de pessoas para o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário