7 de fevereiro de 2011

Jornalista x Jornalista Profissional

E mais uma vez a questão da qualificação x ética. O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou que o registro profissional de jornalistas será uniformizado nacionalmente para evitar procedimentos diferenciados que vinham sendo tomados nas Superintendências Regionais do Ministério . Para não conflitar com a decisão do Supremo Tribunal Federal que extinguiu com a exigência do diploma para o exercício da profissão, jornalistas diplomados serão registrados como “Jornalista Profissional”. Já os não diplomados serão registrados como “Jornalista”.

Levando com a barriga, o Supremo não define a posição ética de exigir graduação aos jornalistas. Até agora não houve em pauta a verdadeira discussão que a sociedade merece: notícia realmente é produto? As universidades estão oferecendo ensino de qualidade para formar profissionais de comunicação comprometidos com o bem coletivo?

A imprensa é um poder, que muitas vezes, usando de uma linguagem institucional coloca para debaixo do tapete a “verdadeira verdade”. E assim vamos caminhando, cada um com sua parcela de responsabilidade, construindo opiniões e levando em massa à sociedade.

O jornalismo nasceu para informar de maneira clara e imparcial, mostrando todas as versões de um fato. No entanto, como em toda profissão, sempre há de arranjar um jeitinho e fingir arrumar a bagunça generalizada.

Mas, os dias continuam e há muita coisa pra colocar em ordem. Vamos seguindo, cada um em seu posto: jornalista, editores, políticos, cidadãos, cada um fazendo sua parte; alguns cientes de sua metas, outros, apenas repetindo gestos sem valor algum.

O salário mínimo não sobe! A culpa é do governo. Há criança abandonada na rua! A culpa é do governo. Não há vagas em escolas! A culpa é do governo. Eu não sou feliz! A culpa é do governo.

Claro que cada instância de Poder Público tem o dever de cumprir com seu trabalho de maneira correta. Como também, cada um em cada lugar deve, também, agir de maneira correta, elevando valores que mostrem qualidades humanas e não denegrindo sem mostrar outra opção.

E a história continua... jornalista ou profissional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário