6 de agosto de 2010

Liberdade e Consciência - Editorial Jornal Ideias

“Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I-homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações; IV- é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença (...); XIV- é assegurado a todos o acesso à informação (...)”

A Constituição da República Federativa do Brasil, nossa Carta Magna, assegura a todos seres humanos nascidos e moradores deste país liberdade em sua verdadeira essência. No entanto, para que esta liberdade traga bons frutos é preciso ter na base de nossas vidas uma estrutura coerente com o que queremos. Se desejamos uma vida justa, igualitária, trabalhemos então com justiça e igualdade. Se desejamos ter amor e paz, trabalhemos com amor e pela paz. Se desejamos usufruir de benefícios materiais para nosso conforto, trabalhemos com a consciência tranqüila para receber o que é nosso de direito.

Já estamos no período eleitoral. Não há como negar este contexto. Inúmeros candidatos que se escondem atrás da imagem para ganhar um cargo na esfera estadual ou federal. Legiões de trabalhadores que divulgam ações em troca de voto. No entanto, a hora é de refletir. Se todos nós estamos no mesmo barco chamado Brasil, olhemos com carinho, responsabilidade e atenção às pessoas que estão na liderança e que serão colocadas à frente daqui a dois meses.

Não adianta repassar a responsabilidade para o outro se a vida depende de nós. Cada um em seu espaço, com ações guiadas pelo lado profissional, emocional e psíquico, determina o caminho que este navio seguirá. Cada um com sua parcela de responsabilidade tem o poder de afundar ou escolher novos caminhos para esta nação. Cada um fazendo sua parte, com base na Verdade Maior, refletirá no todo de maneira harmoniosa ou não.

Editorial Jornal Ideias, edição 12, 05.agosto.2010, por Rita Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário