1 de junho de 2010

Coluna Cidadão em Ação - São Paulinos pela paz

Quando falamos em torcida organizada, lembramos de festa dentro do estádio, alegria, nervosismo, choro e até briga entre rivais. No entanto, difícil passar em nossa mente a Ação Social. A torcida do São Paulo Futebol Clube carrega em sua história, além de gritos de gol, projeto de caráter social visando o bem estar e a doação. Para o coordenador da Dragões da Real - Sub Sede Porto Ferreira, Caio Cesar de Oliveira Santos, este tipo de trabalho é essencial para o crescimento da torcida. “Nós temos como principal objetivo torcer para o São Paulo Futebol Clube, mais usamos desse esporte que é uma paixão nacional para que possamos ajudar ao próximo. O futebol nos traz uma multidão que facilita para que nossos projetos sejam bem efetuados.”

Das ações destacadas em 2009 e neste ano estão a entrega de brinquedos para crianças carentes e alimentos para o Asilo da cidade. “No dia das crianças visitamos uma creche em um bairro carente de Porto Ferreira e fizemos a alegria de mais de 80 crianças, com distribuição de brinquedos, doces, piscina de bolinha. Conseguimos meia tonelada alimentos, doados por torcedores. Neste caso fizemos festas onde na entrada era obrigatório a entrega de 1k de alimento, além de buscarmos colaboradores que não fazem parte da torcida”.

Caio diz que as ações não páram na doação de alimentos. A equipe doa alegria, também, com promoção de festas no asilo assistido pela torcida, onde todos organizam os eventos, montam a estrutura e servem os convidados especiais. De acordo com o são paulino já participou de festas com mais de mil pessoas.

Na cidade são 50 associados, torcedores do São Paulo e fanáticos pela vida. Nesta torcida não há exaltação à violência, ao desrespeito, ao preconceito. Esta torcida levanta a bandeira da paz, onde o personagem principal deste jogo é o ser humano. Onde o mesmo coração que bate descompassado de alegria a cada gol do São Paulo, também, vibra de emoção a cada gesto que promove o bem ao próximo. O São Paulino Caio, 20 anos, ao lado dos integrantes da Dragões da Real, de Porto Ferreira, são Cidadãos em Ação.




Matéria veiculada no Jornal Ideias, em 13/05/2010,
Coluna Cidadão em Ação, por Rita Alves

2 comentários:

  1. Neste espaço virtual, EU vejo a LUZ, EU sinto a PAZ e EU SOU o AMOR!!! Perfeito Hannira!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito é saber que a Luz, a Paz e o Amor estão em ti também. A Miscelânia. O Sagrado.
    Namastê, Mautama!
    Flores e Luz!

    ResponderExcluir