18 de maio de 2010

Liberdade com Libertação - Editorial Jornal Ideias

Hoje é comemorada a Abolição da Escravatura, onde em 13 de maio de 1888 foi sancionada a Lei Áurea indicando aos escravos liberdade. No entanto, mesmo sabendo da importância deste documento que hoje ocupa o ranking das Leis mais importantes do Brasil, sabe-se analisando friamente que o anúncio dado pela Princesa Isabel representou uma falsa liberdade, onde pessoas escravizadas foram libertas, mas, não tinham estrutura financeira para seguir novos caminhos.

No entanto, a garra e a certeza de dias melhores fizeram com que os negros construíssem novos caminhos para a paz, ainda buscada nos dias de hoje. Tendo como base a força e o brilho deste povo que por muito tempo foi deixado às margens de seus direitos como ser humano, é que falamos hoje dos caminhos políticos de nosso país neste ano de eleição.

Embora seja um discurso repetido por muitos, ressaltamos a importância de exercer cidadania para a efetiva liberdade. Liberdade que constrói a paz. Liberdade que une as classes sociais e transforma a sociedade. Liberdade que faz com que um jornal possa fazer sua história sem ligações políticas e linha editorial pré-determinada.

Esta liberdade é um processo. Um desafio. Uma conquista que inicia dentro de cada ser humano que tem em sua consciência a responsabilidade de olhar para o interesse coletivo. Liberdade que não julga por cor de pele, crença ou opção sexual, mas, que mostra o poder que há na diversidade e a força que carrega a união de pessoas para o bem comum.

Editorial veiculado no Jornal Ideias, dia 13 de maio de 2010, edição 6,
 por Rita Alves (mtb 42923)

Kin 35 - Águia Solar Azul
Pulso com o fim de criar
Realizando a mente
Selo a saída da visão
Com o tom solar da intenção
Eu sou guiado pelo poder da magia

"Posso criar, ver e realizar o meu despertar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário